Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Pedidos de Natal

Maria era uma garota comum. Ela tinha uma família unida e apesar de pequenos desentendimentos, todos possuíam uma convivência agradável. Ela terminou seus estudos e tinha um bom emprego, seu salário era suficiente para se sustentar, ter uma vida boa e confortável.
Maria porém, assim como a maioria das pessoas, não estava satisfeita com sua vida. Ela queria sempre mais, cada vez que conseguia algo novo ela queria mais e mais, suas realizações nunca eram suficientes para ela e ela não se achava boa nem capaz o bastante. Ela queria ganhar mais dinheiro, comprar um carro, arrumar um namorado, viajar, emagrecer, entre outras coisas.
Um belo dia Maria decidiu que realizaria todos os seus desejos de uma vez por todas, e foi assim que ela teve uma brilhante ideia: já que Maria havia sido uma boa menina e o fim do ano se aproximava, ela decidiu fazer uma lista para o Papai Noel com todos os seus pedidos.



Ao analisarmos a história de Maria com um olhar Durkheimiano, é possível notar que sua ideia não poderia se concretizar, não seria possível que seus desejos fossem realizados dessa maneira, num piscar de olhos.
Isso ocorre devido ao fato de Durkheim afirmar que para que os indivíduos realizem seus desejos, não basta que eles simplesmente queiram, é necessário uma causa eficiente. Mas o que exatamente seria essa causa eficiente? Para Durkheim, causa eficiente é tudo aquilo que projeta, que delineia, que explica e remete o funcionamento geral da sociedade, é aquela ordem de eficiência para o conjunto social. Sendo assim, as práticas sociais não surgem do nada, mas sim das necessidades, portanto, não basta que o indivíduo queira, é necessário que haja implicações internas para o condicionamento dos fenômenos.

Amanda Barbieri Estancioni
1º ano - Direito matutino
Introdução à sociologia - Aula 07


Nenhum comentário:

Postar um comentário