Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

A alternativa ao suicídio

     O suicídio é, segundo Durkheim, "todo o caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima, e que ela sabia que deveria produzir esse resultado". Conforme o sociólogo, cada sociedade está predisposta a fornecer um contingente determinado de mortes voluntárias, e o que interessa à sociologia sobre o suicídio é a análise de todo o processo social, dos fatores sociais os quais agem não sobre os indivíduos isolados, mas sobre o grupo, sobre o conjunto da sociedade.
     No pensamento do autor, a sociedade se sobrepõe ao indivíduo e, por meio dos fatos sociais, impõe seus ditames de forma a erradicar qualquer resquício de personalidade individual. O indivíduo, nesse contexto, se dá conta disso e compreende-se como desprovido de objetivo e significado, uma vez que há uma "ausência da sociedade" na vida do indivíduo. O resultado disso, como disse Durkheim, é a morte voluntária, causando o fim da vida de um ser alheio ao organismo vivo chamado de sociedade.
     Contudo, essa solução tão analisada por Durkheim para os patológicos fatos sociais pode não ser a única possível. O filme Into the Wild ilustra muito bem essa situação. O mesmo, baseado em fatos reais, conta a história de um jovem americano que, não adequado e cansado das imposições e hipocrisias da sociedade de sua época, decide abandonar as coisas que o ligam ao mundo no qual vive e passa a habitar não à margem da sociedade, mas fora dela, numa luta contra a falta do "ser humano" em sua vida. Enfim, numa busca de sua identidade tão mascarada pela cinzenta sociedade homogênea.


Renan Djanikian Cordeiro
1º ano do Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário