Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 28 de setembro de 2013

Racionalização em Weber



Na obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” Max Weber busca atribuir uma explicação para o surgimento do modo de produção capitalista. Para isso realiza um extenso estudo comparativo entre as sociedades do mundo oriental e do ocidental, berço do Capitalismo, e, partindo daí, foca sua análise sobre a religião protestante.

A ética protestante surge em determinado grupo social – entre os protestantes, especificamente os calvinistas – à luz de norteamentos morais com o objetivo de atingirem-se apenas fins religiosos: a salvação. O trabalho seria uma dádiva Divina, razão pela qual é considerado a própria finalidade da vida e um “fim absoluto por si mesmo’’. Nas palavras de Benjamin Franklin: “Lembra-te de que tempo é dinheiro”, “Lembra-te de que o dinheiro é de natureza prolífica, procriativa. O dinheiro pode gerar dinheiro e seu produto pode gerar mais, e assim por diante (...).” Cabe dizer que os valores adotados pelos protestantes como o trabalho e a sobriedade foram convertidos em causas do fato social na teoria weberiana. Os recursos empregados pelos calvinistas para a conquista da salvação foram também as causas do seu êxito como empreendedores.

A “ética” que se irradiou perdeu sua natureza religiosa para adotar um caráter secular, leigo e desenraizado de sua expressão eclesial. A esse processo Weber denomina “racionalização”, que detém um caráter universalizante – inerente ao Capitalismo – e possui aspectos próprios que o diferencia das demais perspectivas racionalizantes: a racionalização pós Revolução Protestante guarda em si um enorme ímpeto expansivo, multiplicativo e dominativo do mundo. Ela se vale de novos padrões de conduta e operacionaliza a perspectiva empreendedora do tentar, do por em ação o novo, do lançar-se a novas ideias e iniciativas.

Em Weber, portanto, são os valores culturais capazes de determinar a economia. Embora diversos outros pensadores tivessem tentado estabelecer elementos que contribuíssem ou ocupassem o fator econômico na teoria marxista, a weberiana se sobressaiu, consagrando a obra “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” o mais importante escrito teórico do século XX. Max Weber procura expor que aquilo posto por Marx no “ingênuo materialismo histórico” como causa é, na verdade, um efeito.

Gabriela de Aguiar Watanabe - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário