Na
obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” Max Weber busca atribuir
uma explicação para o surgimento do modo de produção capitalista. Para isso
realiza um extenso estudo comparativo entre as sociedades do mundo oriental e do
ocidental, berço do Capitalismo, e, partindo daí, foca sua análise sobre a
religião protestante.
A
ética protestante surge em determinado grupo social – entre os protestantes,
especificamente os calvinistas – à luz de norteamentos morais com o objetivo de
atingirem-se apenas fins religiosos: a salvação. O trabalho seria uma dádiva
Divina, razão pela qual é considerado a própria finalidade da vida e um “fim
absoluto por si mesmo’’. Nas palavras de Benjamin Franklin: “Lembra-te de que
tempo é dinheiro”, “Lembra-te de que o dinheiro é de natureza prolífica,
procriativa. O dinheiro pode gerar dinheiro e seu produto pode gerar mais, e
assim por diante (...).” Cabe dizer que os valores adotados pelos protestantes
como o trabalho e a sobriedade foram convertidos em causas do fato social na
teoria weberiana. Os recursos empregados pelos calvinistas para a conquista da
salvação foram também as causas do seu êxito como empreendedores.
A
“ética” que se irradiou perdeu sua natureza religiosa para adotar um caráter
secular, leigo e desenraizado de sua expressão eclesial. A esse processo Weber denomina
“racionalização”, que detém um caráter universalizante – inerente ao
Capitalismo – e possui aspectos próprios que o diferencia das demais
perspectivas racionalizantes: a racionalização pós Revolução Protestante guarda
em si um enorme ímpeto expansivo, multiplicativo e dominativo do mundo. Ela se
vale de novos padrões de conduta e operacionaliza a perspectiva empreendedora
do tentar, do por em ação o novo, do lançar-se a novas ideias e iniciativas.
Em
Weber, portanto, são os valores culturais capazes de determinar a economia. Embora
diversos outros pensadores tivessem tentado estabelecer elementos que contribuíssem
ou ocupassem o fator econômico na teoria marxista, a weberiana se sobressaiu,
consagrando a obra “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” o mais
importante escrito teórico do século XX. Max Weber procura expor que aquilo
posto por Marx no “ingênuo materialismo histórico” como causa é, na verdade, um
efeito.
Gabriela de Aguiar Watanabe - Noturno
Gabriela de Aguiar Watanabe - Noturno
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