A nova perspectiva analítica de Weber
O autor alemão Max Weber rompeu com os marxistas e anti - marxistas da sua época. Assim,esse autor foi além da mera crítica ou seguimento da obra marxista. A obra "A Ética protestante e o espírito do Capitalismo", demonstra isso, ela foi um marco de uma nova perspectiva para o estudo dos fenômenos sociais e da história, colocando Marx Weber, com honra, nos clássicos das ciências humanas .
Esse monumento escrito por Marx Weber teve como pressuposto a tentativa de se absorver e entender o espírito embrião e formador da ética predominante do capitalismo, como , por exemplo, o lucro, o culto ao trabalho e a sede pela acumulação de capital; valores, estes que estariam ausentes ou em quantidades pequenas em outros momentos da história.Deste modo, Weber correlaciona as seitas e comunidades de calvinistas e protestantes(grupos que propagavam esses valores), com o avanço do capitalismo na Europa. A partir dessa relação o pensador alemão evidencia uma notável similitude nesses dois fatores. Portanto, para Weber o avanço do pensamento protestante pela Europa foi um fator crucial para a formação do capitalismo e de sua Ética, estando essa impregnada na cultura de uma dada sociedade.
Deste modo, a perspectiva analítica e metodológica do alemão Marx Weber demonstra-se inovadora para sua época, a qual era permeada de pensadores marxistas ou críticos desta escola, levando em consideração a cultura formadora de uma "Ética e Espírito" do sistema de produção vigente numa dada sociedade e tempo histórico.
André César S. A. Costa
Direito Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário