Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Uma noite com Bertrand


Numa noite como qualquer outra, a UNESP campus de Franca teve a companhia de D. Bertrand de Orléans e Bragança para palestrar sobre algum tema relacionado à história do Brasil Imperial. Não especifico mais a palestra porque, infelizmente, não foi ela o centro das atenções e debates dessa noite, pois foi sufocada e junto com si o discurso do palestrante. Mas sim o tremendo alvoroço que vários estudantes revoltados pela presença do suposto Príncipe do Brasil realizaram.

Através de pedaços de papelão recortados no formato de guilhotinas, cartolinas hostilizando o convidado e gritos de “quem não pula é ruralista”( por mais engraçado que pareça) além de outros mais ofensivos, os manifestantes expressaram a sua insatisfação com a presença de Bertrand. Bom, agora daremos os nomes aos bois, por que essa tamanha hostilidade contra um palestrante convidado pela UNESP? Primeiro, Bertrand carrega o “título” de Príncipe do Brasil, defende o monarquismo e é vinculado à bancada ruralista do Congresso Nacional o que não garante muito apoio da maioria dos unespianos. Além disso, e para aprofundar mais ainda o abismo que separa as ideologias dos dois lados, ele afirma que a homossexualidade e os direitos que defendem o casamento gay são satânicos e etc.

Bom, vamos dizer que a maioria dos estudantes do campus não apreciaram muito os “gostos” do príncipe, mas fica a questão: será que os revoltosos realmente exageraram ou fizeram o certo não deixando o convidado se manifestar? Apesar de Bertrand defender um discurso de ódio que inferioriza e ofende diversas minorias, ainda continuo acreditando que nesse caso específico a liberdade de expressão seria um direito que o príncipe deveria ter. Desse modo, a partir desse direito, no fim da palestra, seria também maravilhoso organizar um debate entra os dois lados desse episódio e assim observar as opiniões preconceituosas e ofensivas do príncipe caírem por terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário