Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A ordem deve ser mantida

De acordo com a concepção durkheimiana, fato social é um fenômeno resultante da vida comum, é o agir do homem em sociedade de acordo com as regras sociais. O homem por natureza própria é um ser social, que precisa conviver em grupo. Assim, para se comportar diante do grupo o indivíduo precisa agir de acordo com as normas sociais que foram adotadas pelo grupo. A sociedade age de forma própria independentemente das manifestações individuais. Durkheim afirma existir um poder de coerção externa que age sobre o indivíduo, nesse momento é que reconhecemos o fato social.
Para Durkheim as patologias sociais são causadas por problemas nas instituições existentes na sociedade, como por exemplo, a família e a escola. Por tanto, se um indivíduo apresenta algum tipo de comportamento social problemático, a culpa não seria dele, mas do meio em que este indivíduo está inserido. Para o Positivismo a culpa é do indivíduo, o qual deve procurar resolvê-lo e se assim obtiver êxito, não haverá prejuízo algum à sociedade. Por outro lado, na dimensão durkheimiana, um problema individual é o reflexo de um problema no grupo, ou seja, na sociedade.  
As instituições sociais estabelecem um conjunto de regras padronizadas socialmente, cujo objetivo é manter a organização do grupo. As instituições são, portanto, conservadoras por natureza, fazendo com que a ordem seja mantida. Sob este ponto de vista podemos considerar que Durkheim foi conservador.
Matheus da Silva Mayor

Nenhum comentário:

Postar um comentário