Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de junho de 2011

Luta do proletariado, êxito do burguês

  "A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes"- K. Marx e F.Engels.
  Em sua obra "O Manifesto do Partido Comunista" Marx e Engels descorrem sobre a luta de classes e a opressão da classe trabalhadora. Os autores mostram a opressão como reflexo do modo de produção capitalista, que era o que havia de mais evidente na ordem social daquele momento.
  A sociedade burguesa moderna veio substituir a sociedade feudal, afinal com o surgimento da burguesia e suas crescentes ambições econômicas, o sistema feudal se tornou um entrave ao desenvolvimento do mercado visado pela mesma. Essa nova sociedade não aboliu os antagonismos, não fez senão substituir as classes feudais por outras novas classes.
  Surgem as manufaturas, a divisão do trabalho dentro das oficinas e logo o mundo se vê suplantado pelas grandes indústrias. A burguesia moderna advém desse longo processo de desenvolvimento econômico e progresso político.
  A obra em questão surpreende pela atualidade de suas ideias, Marx e Engels tratam sobre a "destruição criativa" que seria o fato de novas tecnologias substituírem as antigas com uma rapidez indescritível. A agilidade de criação, de divulgação, de consumo e de ultrapassagem de produtos é um dos pontos abordados pelos autores facilmente perceptível na sociedade atual. Novas tecnologias substituem as consideradas já antiquadas, tudo visando atender a ânsia consumista e não apenas a simples satisfação de suas necessidades.
  As consequências desse consumismo excessivo é uma mudança nas ideias e principalmente nas relações humanas.Como exemplo percebe-se o fato de muitas famílias terem suas relações sentimentais sobrepujadas pelas monetárias.
  É tratada também a Interconexão dos mercados. Viu-se como a crise de 2008 ocorrida nos EUA, devido a um desequilíbrio no setor imobiliário afetou em pouquíssimo tempo grande parte das economias mundiais. Tal fato é reflexo das conexões que substituem a auto-suficiência local e nacional. Depende-se das tecnologias resguardadas pelas potências e essas dependem das grandes explorações deferidas aos países menos desenvolvidos, de modo que o desequilíbrio político ou econômico de um país afetam todos os outros do globo.
  Percebe-se por parte do capitalismo a privação do homem de sua individualidade, em áreas que vão do trabalho à cultura. Tudo passa a ser controlado pelos parâmetros mundiais, há um roubo da liberdade individual para que haja a liberdade econômica liberal.
  O retrato feito em sua obra é de uma sociedade onde comida é queimada para elevar seu valor de mercado enquanto muitos passam fome, uma sociedade onde o trabalhador não se vê no produto de seu trabalho, uma sociedade onde operários são mercadorias. Escravos da classe burguesa, escravos da máquina, e escravos do consumo, é desse modo que o indíviduo perde sua subjetividade e a vê usurpada por um sistema cujo objetivo é a lucratização desmedida.
 Abordando diretamente a questão social, a obra "O Manifesto do Partido Comunista" desperta em seus leitores a busca da solução de problemas como a miséria e a exploração do trabalho; rumo à concretização do princípio, que defende a igualdade entre os homens.
Danielle Tavares 1º noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário