Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de junho de 2011

Estreitamento produtivo




A genialidade do Manifesto Comunista está no fato, de que, em poucas páginas expor uma reflexão a respeito da história. O Manifesto do Partido Comunista foi redigido, em 1848, por Karl Heinrich Marx e Friederich Engels. Como base, no texto, os autores afirmam que durante toda a história, a oposição entre classes distintas causava a luta de classes que resultava em transformações sociais.

O Manifesto Comunista fez a humanidade caminhar. Não em direção ao paraíso, mas na busca (raramente bem sucedida, até agora) da solução de problemas como a miséria e a exploração do trabalho. Rumo à concretização do princípio, teoricamente aceito há 200 anos, diz que "todos os homens são iguais". E sublinhando a novidade que afirmava que os pobres, os pequenos, os explorados também podem ser sujeitos de suas vidas.

A burguesia, classe contra qual o operariado luta, durante o período feudal, era a classe que buscava ampliar seu campo de direitos, e foi nesse contexto que lutou por sua introdução na esfera de direitos políticos. A partir dai que começou a ocorrer um desenvolvimento tecno-cientifico que permitiu uma maior produção de produtos industriais e a exploração do trabalho acompanhou esse processo.

A introdução do Manifesto fala com um certo orgulho, do medo que o comunismo causa nos conservadores. O "fantasma" do comunismo assusta os poderosos e une, em uma "santa aliança", todas as potências da época. É a velha "satanização" do adversário, que está "fora da ordem", do "desobediente". Mas o texto mostra o lado positivo disso: o reconhecimento da força do comunismo. Se assusta tanto, é porque tem alguma presença. Daí a necessidade de expor o modo comunista de ver o mundo e explicar suas finalidades, tão deturpadas por aqueles que o "demonizam".

Dessa maneira, percebe-se que a luta de classe é algo intrínseco à sociedade capitalista, e é necessário para a evolução da ordem social, como .eio de conquistas de direitos trabalhistas. Só foi a partir dessas lutas que a prole conquistou as 40 horas de trabalho semanais, pagamento de horas extras. Mas engana-se quem pensa que somente isso basta, pois tais concessões são apenas para mascarar o fato de que o indivíduo,apesar de vender sua força de trabalho, tem um trabalho digno e humano. O trabalho exercido é mal remunerado, na maioria das vezes, e também alienante, pois o trabalhador cumpre apenas um pequena função do processo total de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário