Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 20 de maio de 2025

A Ação Social de Weber e o Racismo conceituado por Silvio Almeida

   O texto “Raça e Racismo” do sociólogo Silvio Almeida, aborda a construção histórica do racismo e suas ligações com sistemas de dominação e desigualdade. Além disso, um de seus principais pontos é o racismo estrutural. Em sua obra, há um destaque para três concepções de racismo: individualista, institucional e estrutural. A primeira diz respeito a uma atitude isolada e moralmente errada de indivíduos, a segunda trata da incorporação do racismo à instituições que opera mesmo sem intenção clara, já a terceira e última  é a concepção norteadora da ideia central do autor, a estrutural; que por sua vez diz respeito a organização da sociedade como um todo pelo racismo. 
   E como o conceito de Ação Social de Weber se cruza com as ideias de Silvio Almeida?  Primeiramente,  é necessário entender que Weber destaca 4 tipos de Ações Sociais, sendo elas: racional com relação a fins, racional com relação a valores, afetiva e tradicional. A Ação Social é toda ação que tem significado e valor para si, mas que produz e gera uma reação/ ação em outra pessoa. Assim, ao falar de um racismo individualista, por exemplo, é também falar de uma ação social que teve relevância para o praticante do ato mas que gerou, de forma negativa e ilícita, uma reação ou ação em quem sofreu o ato de racismo. Em termos jurídicos, não se trata apenas de uma ação social mas de um fato jurídico com implicação de consequências jurídicas. 
   Agora, voltando para Weber, essa ação praticada- racismo individualista- pode ser tanto uma ação social afetiva quanto tradicional. A primeira seria por ódio, raiva da cor da outra pessoa e a segunda pode-se pensar numa estrutura enraizada “tradicionalmente”, historicamente na sociedade, o que faz com que os pensamentos atuais continuem seguindo a mesma lógica colonial racista.
   Os conceitos de Max Weber e Silvio Almeida- a sociologia jurídica- se entrelaçam e faz com que pensemos ativamente e criticamente, o que nos gera reflexões e a produção de uma cultura anti-racista.

Brenda Diniz, 1 ano Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário