Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

A Ética Meritocrática e o Espírito do Capitalismo

 A sociologia é uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos. Logo, por "ação" entende-se um comportamento humano relacionado com um sentido subjetivo. Já, "social" significa uma prática que se refere ao comportamento de outros.

Primeiramente, na esfera sociológica, Max Weber em sua obra, Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, argumenta sobre a importância de se estudar os indivíduos, visto que são estes os formadores da sociedade. Dessa forma, os seres individuais prevalecem sobre o meio social, sendo a sociedade responsável pela compreensão das ações destes. A saber que Weber define o conceito de ação social como uma atitude orientada em relação ao outro, isto é, as relações sociais são constituídas pelo conjunto de interações entre os seres humanos.

Seguindo essa lógica, Jessé Souza em seu livro, A ralé brasileira: quem é e como vive, afirma que as instituições responsáveis pela formação dos entes modernos são o mercado competitivo capitalista e o Estado centralizado. Somado a isso, Souza acrescenta que as instituições não devem ser entendidas como somente prédios e edificações exteriores aos indivíduos, mas também como uma forma de controle e reprodução de valores morais. Pensando nessas questões, na contemporaneidade, o conceito de meritocracia argumenta a justificativa das desigualdades sociais em uma esfera individual e não institucionalizada. Sendo assim, é evidente a influência do mercado capitalista e de suas respectivas estruturas no modo de pensar dos indivíduos modernos, uma vez que os métodos de opressão deste sistema são ocultados através de um discurso, o qual valoriza o esforço e o trabalho extenuante, como forma de "vencer" na vida.

Em suma, hodiernamente, as instituições enquadram a ação social, ou seja, elas expressam as vontades e as normas a serem seguidas pelos integrantes de determinada sociedade. O conceito de meritocracia, por sua vez, enfatiza esse aspecto, pois promove a competição entre indivíduos com diferentes realidade socioeconômicas, sustentando uma ilusória ideologia capitalista de que com esforço e trabalho tudo pode ser alcançado.


Bruno Solon Viana - Direito Matutino Primeiro Semestre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário