Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 16 de março de 2018

O limite do Positivismo


Produto de um contexto de quebra de paradigmas religiosos e intenso avanço científico, é evidente que a filosofia positivista de Auguste Comte possuiu profundo impacto na maneira como observamos os fenômenos a nosso redor. Reconhecendo padrões de comportamento em diversas áreas de pensamento, o  filósofo francês indicou a tendência geral humana de passar por 3 estágios subsequentes.

   Segundo Comte, a mentalidade primeiro vivencia a teologia e a metafísica, estados que privilegiam a explicação por agentes sobrenaturais, e ,ao desvencilhar-se desse entendimento de forças abstratas , atinge a máxima do positivismo, que preconiza o raciocínio  e a observação, abdicando da busca por razões absolutas e focando-se no estabelecimento das leis efetivas do universo. De fato, tal doutrina pragmática, por maximizar descobertas e conclusões coerentes, encaixa-se perfeitamente nos moldes da investigação cientifica de áreas como física, química, astrologia e biologia.

   Entretanto, o que seria o objetivo final de Comte, traduzir o positivismo para o estudo da sociedade a fim de criar uma verdadeira física social, acaba provando-se inviável e até mesmo perigoso. Isso, pois a “busca por razões”, fator renegado pela filosofia positivista, é essencial na construção de uma verdadeira análise social. “O que causa o crime?”, através da óptica positivista, a resposta seria apenas “a violação das leis”.

  Ou seja, o motivo pelo qual esse crime foi cometido, seja pobreza, falta de oportunidades ou opressão social, não será levado em consideração. Dessa forma, a física social erroneamente prevê uma sociedade estática, cujas problemáticas são resolvidas de forma sistemática, totalitária e infrutífera. Conclui-se, portanto, que a metodologia positivista é sim essencial ao estudo das ciências naturais, mas, ao não considerar as nuances e o caráter mutável das estruturas sociais, não pode ser a base avaliadora de uma coletividade.      




João Manuel Pereira Eça Neves Da Fontoura-Direito Noturno(TurmaXXXV)

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário