Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 16 de março de 2018

Estática do Desenvolvimento Humano Social


O desenvolvimento do espírito científico humano perpassa pelos estágios iniciais de uma vida social primitiva caracterizada pelo pensamento universal teológico, explicativo de todo e qualquer fenômeno natural ou social, e pelo pensamento conforme preceitos particularizados daquilo e que se acredita, a metafísica.
A ciência positivada surge através dos questionamentos impetrados por aqueles que não estão mais satisfeitos com respostas divagantes e quiméricas a respeito dos fatos cotidianos e, essencialmente, é utilizado como força de poder pelos poucos que tem a capacidade de controle social.
Com o intuito de se estabelecer uma moral universal, que permita um maior controle social, através da implantação de um caráter geral que estabeleça uma submissão à aceitação dos lugares sociais e de papéis definidos para cada indivíduo, percebe-se a progressão do desenvolvimento do pensamento humano, que abandona o método teleológico, no qual os interesses individuais de salvação e bem-estar são maximizados, para a assunção do método positivista que faz emergir a primazia da sociedade em detrimento do indivíduo isolado em seus interesses.
Para tal feito, foi necessário que se reconhecessem os elementos comuns de funcionamento da sociedade, desenvolvendo um método para controlá-la que abandonasse as paixões, determinadas pela observação interior que engendra muitas opiniões divergentes. Não é necessário mais, portanto, que seja dada atenção a pormenores se as causas individuais já foram conectadas às gerais, pois o indivíduo faz parte de um todo organizado, considerando-se, então a relação dos fenômenos particulares com os fatos reais para que se pudesse elaborar uma convenção geral.
Para uma comparação e exemplificação mais clara com a sociedade atual, considera-se que essa convenção universal, hoje, pode ser observada pela elaboração de Códigos de Direito que são rígidos e que abrangem todas as individualidades, direcionando um modo de vida, com direitos e obrigações comuns a toda e qualquer particularidade que possa ser alegada pelos indivíduos. Ou, a título de exemplo, tratando-se da questão do mérito e das desigualdades sociais para a teoria positivista, que aborda as diferenças sociais como sendo natural na sociedade e que para que qualquer indivíduo conquiste suas predileções, é necessário que o faça dentro e por meio da base legal estabelecida.
É como se uma matéria não tratada na lei positivada não tivesse importância ou existência na realidade, pois não é universal o suficiente para ser positivada e, através da progressão histórica já tratada, o ser humano não é capaz de reconhecer aquilo que não existe, nesse caso, que não possui bases positivistas para explicá-la.
O que se absorve, por fim, é a importância da progressão de conhecimentos para que se chegue a uma realidade que permita abarcar todas as vontades em um único instrumento, com a finalidade de beneficiar uma generalidade, importando, para a atualidade, na força coercitiva das leis para manutenção da ordem que permite a evolução.


Heloise Moraes Souza - Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário