Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 16 de março de 2018

A relação entre feminismo e a ocupação do Direito

  O Direito é uma ciência fundamental para a organização da sociedade, visando garantir que os indivíduos convivam em harmonia e igualdade. Desse modo, é necessário que ele seja ocupado por todos, principalmente por aqueles que são desprivilegiados, as minorias, como as mulheres. 
  O movimento feminista foi iniciado na Revolução Francesa e seu primeiro marco foi uma declaração, feita por Olímpia de Gayges, em 1791, na qual ela proclamava que as mulheres deveriam possuir os mesmos direitos que os homens.
  Esse marco representou o começo de uma luta pela quebra de estigmas sociais, os quais, segundo Francis Bacon, são os ídolos responsáveis por atrasar a sociedade, como o machismo, e dificultam o alcance das chamadas “leis universais”. 
  Logo, a ocupação do  Direito é fundamental para garantir que os movimentos sociais adquiram ascensão e reconhecimento, para que sejam atendidos. Por exemplo, após muitas reivindicações das chamadas "sufragistas", as mulheres conseguiram, em países como o Brasil e a Nova Zelândia, o direito ao voto. Tal conquista representa que o Direito é um meio para que nos livremos dos ídolos  e assim, beneficiemos um novo caminho para o conhecimento, baseado na luta contra as desigualdades e em busca de equidade social.

Beatriz Bernardino Buccioli - turma XXXV noturno
RA 181225141

Nenhum comentário:

Postar um comentário