Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O positivismo na história do Brasil

Baseado no pensamento de Augusto Comte, matemático que trabalhou intensamente na formação de uma filosofia positiva, conferimos que a construção de conhecimento ocorre em três etapas. O primeiro estágio é o teológico, onde os fenômenos são interpretados como produto da ação direta de agentes sobrenaturais; o segundo estágio é o metafísico, em que os agentes sobrenaturais do estágio anterior são substituídos por forças abstratas; o terceiro e último estágio é o positivo, onde o espírito humano busca descobrir as leis gerais do universo a partir da razão e da observação. A filosofia positiva marca então o amadurecimento da razão humana, sendo a última e mais avançada das ciências.
Assim sendo, o ideal positivista acreditava que considerando a sociedade como um organismo em constante evolução, bastava conhecer os mecanismos que a regulam, para assim organizá-la. Dessa maneira, a sociedade deve se assentar sobre determinados fundamentos (como a ética, a moral, as instituições, os valores) para garantir sua ordem, equilíbrio, coesão, acabando com a instabilidade. O objetivo positivista é acabar com essa anormalidade da sociedade, a partir da ordem (estática – aptidão para agir) e do progresso (dinâmica – ação efetiva) - que estão estritamente ligados - já que em meio à desordem não é possível evoluir.
Comte defendia o determinismo e assegurava que os papéis e lugares sociais são determinados, onde todos contribuem cumprindo funções diferentes para manter a normalidade e o equilíbrio do universo, obedecendo e respeitando as normas da sociedade para contribuir com o seu progresso.
É inegável que Comte e seus ideais positivistas influenciaram todo o decorrer da história do Brasil e da política nacional, onde sua atualidade é concreta. Observamos isso facilmente ao analisar o lema “Ordem e Progresso” na bandeira do Brasil, que possui forte relação com a máxima positivista “O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”, representando as aspirações a uma sociedade justa, fraterna e progressista. Outro momento que claramente teve influências positivistas foi, em 1964, quando os militares tomaram o poder e instauraram a Ditadura Militar no país, onde à população brasileira era necessário respeitar e aceitar as regras impostas pelo governo, que devia manter a ordem interna independente dos meios usados para atingir esse feito (incluindo a repressão violenta). Nesse mesmo período, a população não tinha voz, e era obrigada a aceitar sua posição e lugar na sociedade, sendo que qualquer protesto ou discordância era visto como “atraso” ao progresso do país.


Amanda Barbieri Estancioni
1º ano - Direito matutino

Introdução à sociologia - Aula 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário