Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 18 de outubro de 2014

Olhar com olhos de Weber



           O Direito possui como finalidade primordial tornar as relações humanas harmoniosas dentro do possível a ser estabelecido. Assim, diversas correntes sociológicas buscam enquadrar a ciência jurídica em seus pensamentos de forma a melhor compreende-lo diante da realidade social. Marx Weber prega em seu compreensivismo um método de análise das questões sociais, não com a disposição de julga-las, mas de lidar com suas causas e assim melhor compreende-las a partir de bases racionais desprovidas de juízo de valor tão arraigado ao homem.
            Dessa forma, pode-ser expandir aquela definição de Direito para o universo da luta em favor das causas sociais. A redução da maioridade penal, por exemplo, abrange essa necessidade de compreender o porquê do fato ocorrido e desprovido de julgamento prévio. Antes mesmo de condenar um adolescente a uma vida de adulto permeada de restrições eternas, visto que o sistema carcerário brasileiro é um dos que menos reinsere adequadamente à sociedade, deve-se pensar na anormalidade de um meio que leva um menor de dezoito anos a cometer um crime.  Por que não considerar o universo em que ele viveu ou os exemplos que lhe foram dados? Talvez os princípios de justiça e igualdade que recebeu sejam distorcidos daqueles recebidos por boa parte da população que o condena.
            O compreensivismo, então, deve auxiliar nessa e em outras mais questões pertinentes à realidade jurídica e social prezando pelos melhores resultados possíveis em suas análises, principalmente naquelas em que o Estado ou até mesmo a justiça não conseguem cumprir o seu papel apropriadamente.

Danielle Juvela- Direito Noturno-1º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário