Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Amadurecimento ou estagnação?

  O positivismo, que tem como pai Augusto Comte, filósofo francês, é um conceito filosófico e científico elaborado na época da Revolução Francesa, e prega que toda forma de conhecimento deve estar relacionada com a ciência para ser verdadeiro, tudo deve ser comprovado através de métodos científicos, sem a presença da teologia e da metafísica.
  Comte pensa em uma ciência que tenha como objeto de estudo a sociedade, pois ele queria saber as caudas dos problemas sociais, não a essência, para assim poder passar para as autoridades o que poderia ser feito, analisando a raiz dos fenômenos.
  Por adição, para ele, toda a confusão que a burguesia estava causando durante a Revolução Francesa não era um benefício social, porque a sociedade deveria possuir elementos imutáveis para que o progresso se desse de maneira tranquila e qualquer fator que saia da normalidade não é positivo, tanto que causa espanto nas pessoas.
  A filosofia positivista, para Augusto, seria o amadurecimento do espírito humano, porém o que ele pregava era a continuação das coisas como estavam, uma estagnação, que para ele proporcionaria o progresso sem confusões. As pessoas descontentes com a sociedade deveriam continuar com suas vidas subjugadas, assim como os brasileiros, que ficaram anos sem se manifestar e exigirem seus direitos, deixando apenas as elites e o Estado decidirem o que é melhor, como se dessa maneira tudo ficasse em harmonia.

Karen Yumi Saito
1°ano - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário