Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Desigualdade Estrutural: Um Legado do Capitalismo

 Maria Luiza Fernandes Campos- 1°ano matutino


Desigualdade Estrutural: Um Legado do Capitalismo


    A Revolução Industrial, momento de drásticas mudanças na estrutura da sociedade, deixou muito evidente que o materialismo molda todo o mundo, especialmente no sistema capitalista no qual vivemos. Karl Marx, filósofo, economista e teórico social alemão do século XIX, conhecido por desenvolver o materialismo histórico — uma teoria que explica a sociedade com base nas condições econômicas e nas lutas de classe — nos confirma que as desigualdades sociais são produto direto das relações econômicas. A partir dessa perspectiva, é possível analisar tanto os impactos da Revolução Industrial quanto as representações contemporâneas dessas desigualdades, como no filme Parasita, revelando como a luta de classes continua a ser um motor central das dinâmicas sociais.

A priori, durante a Revolução Industrial, as cargas horárias dos trabalhadores aumentaram muito e os benefícios diminuíram de maneira diretamente proporcional, visto que, para os grandes empresários da época, o importante era produzir o máximo possível e os empregados eram apenas ferramentas que permitiam alcançar uma meta: o lucro. Essa realidade comprova as teorias de Marx, que ditam que o trabalhador é alienado pelo detentor do poder e vítima da enorme desigualdade social presente na atualidade.

Em segundo plano, as enormes desigualdades sociais são frutos do sistema Capitalista no qual o mundo está inserido, que cria enorme brecha de oportunidades para a classe mais baixa enquanto os ricos lucram em cima das dificuldades deles, tornando um dependente do outro. Isso pode ser visto no filme coreano Parasita, que mostra um cenário de grande desigualdade social na qual duas famílias de classes bem distintas dependem uma da outra para sobreviverem, provando que a desigualdade não é apenas moral ou ocasional, mas estrutural.

Pode-se concluir assim que, apesar de ser extremamente normalizada, assim como visto no filme Parasita, a desigualdade social é uma grande desvantagem para a sociedade em geral, visto que impede que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Não obstante, entende-se que a origem das desigualdades é algo estrutural derivado do sistema Capitalista que molda a sociedade em geral, tornando-nos grandes vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário