O positivismo de origem francesa, foi inspirado pelo Iluminismo e defendido pelo filósofo Auguste Comte, o qual acreditava que por meio do positivismo poderia haver um constante progresso da sociedade baseado no avanço científico.
De início, existem contradições quando o positivismo é colocado em prática no Brasil, a filosofia positiva expõe uma ideia de que para haver um progresso na sociedade é necessário que haja um “esquecimento” dos problemas individuais, ou seja, de cada cidadão (ã), segundo tal filosofia, todos os cidadãos (ãs) devem olhar e trabalhar pela pátria, fazer o necessário pela pátria e não o inverso.
Seguindo esse raciocínio, não seria prudente resolver o problema da falta de saneamento básico, da miséria entre tantos outros que ocorrem no Brasil e que não são sanados pelo Estado, nosso país possui o lema positivista estampado na bandeira nacional, pois deveríamos nos preocupar em trabalhar pela “nação”, eis a questão: devemos trabalhar pela nação ou pelo governo?
Portanto, o lema positivista deixa uma lacuna: não podemos parar? e em casos de pandemia? devemos continuar trabalhando pela nação e não como indivíduos que possuem necessidades únicas? o positivismo não responde a essas questões.
Sophia Caños Farias. 1º ano de Direito-Noturno
RA: 231224826
Nenhum comentário:
Postar um comentário