Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Uma Simulação? A busca pela verdade

     Alguma vez em sua vida já parou para pensar que tudo que vivemos, estamos vivendo, agora, nesse exato momento, e viveremos é puramente uma simulação? Que de certa maneira, todos que estão ao seu redor fazem parte de um programa elaborado por um ser supremo de esplêndida inteligência, talvez o governo, seres humanos evoluídos, quem sabe até Deus? Seriam os Déjà vu ou aqueles que a sociedade trata como loucos, bugs e erros do sistema?
     Imagine por um momento que seu cérebro fora desligado de sua cabeça e conectado a uma máquina geradora de simulações, mantido em um líquido que forneça nutrientes necessários para seu funcionamento. Pode parecer uma experiência bizarra, no entanto, René Descartes propôs tal ideia, pela primeira vez, em 1641.
     Descartes, o elaborador de um método científico totalmente inovador para sua época, estava em busca da verdade absoluta. Em suas reflexões, após longas horar de labor mental, ele encontra seu primeiro princípio, a célebre frase “Penso, logo existo”. Assim, até o momento, ele tinha absoluta certeza de que sua alma era real, pois segundo ele para existir não se necessita de coisa material. Conclui que a única certeza que temos é a dúvida, pois ele afirma que um gênio maligno pode estar manipulando-o a acreditar que o que vivemos é real.
     Muitos cientistas ao redor do mundo, por possuírem a mesma mentalidade do filósofo Francis Bacon, estão empenhados em realizar experiências combinando formas complexas de pensamento, com o único objetivo de provar que estamos vivendo em uma simulação. Eles estão em busca da verdade de forma clara e manifesta, procurando vencer sobre a natureza. Até o momento, os testes não proporcionaram efeitos relevantes.
     Uma das teorias que reforçam o argumento de o mundo ser uma simulação é que pelo fato de o universo possuir bilhões de galáxias e, consequentemente, bilhões de planetas, matematicamente seria muito mais provável que nós, seres humanos, nos encontrassem em um sistema governado por um computador.


Gabriel Marcolongo Paulino- 1°Ano Direito/Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário