Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 16 de maio de 2015

Será Comte um imcompreendido?

     "Como a sociedade contemporânea  poderia voltar a ser a mesma após o positivismo? Os Deuses dos homens deviam ser taxados como sinais de imaturidade. O pensamento, que, assim como um pássaro, alcançava várias alturas e mal colocava os pés no chão devia entrar em uma gaiola. O que nos restava? O conhecimento científico verdadeiro."
     Augusto Comte entrou para a lista dos pensadores controversos e, principalmente, mal entendidos da humanidade graças à veracidade de sua filosofia positiva. Após a Primeira Guerra Mundial, o positivismo passou a decair por ser considerado uma das correntes do século XIX que contribuíram para as justificativas do neocolonialismo. Isso ocorreu devido a afirmação de Comte que as sociedades estavam sempre progredindo para tentar alcançar o Estágio Positivo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento. Porém, para alcançar esse estágio o homem deveria amadurecer, passando pelos estágios sociológicos e metafísicos.
     Alguns povos, principalmente a sociedade europeia, passaram a crer que haviam alcançado o Estágio Positivo e juntando essa crença às deturpações do evolucionismo de Darwin, onde a "raça" branca estava em um "estágio maior de evolução", e à falácia de que o homem branco deveria levar a civilização para os povos ditos inferiores, chegamos às justificativas do neocolonialismo. Mas será que quando Comte estava escrevendo ou formulando o positivismo, ele imaginava o quão longe seu pensamento poderia chegar e o caos que ele traria e poderia vir a trazer?
     Embora seja impossível deduzir precisamente o motivo das pessoas criarem correntes filosóficas e científicas, vem sendo altamente comum vermos críticas a esses pensamentos baseadas na utilização que a humanidade dão a eles. Podemos ver que Comte, ao lado de grandes nomes como Júlio César, Maquiavel, Hobbes, Darwin, Nietzsche e Freud, dentre outros mais, são altamente criticados por terem marcado a história com alguns ideais, sejam ideais políticos, científicos ou filosóficos, que de certa forma, são considerados por alguns como negativos ou prejudiciais à sociedade.

Alexandre Roberto do Nascimento Júnior
1º ano Direito- Diurno
Aula 04 - Comte e o Positivismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário