Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Francis Bacon e o Processo da Metodologia do Conhecimento

O homem desenvolve, ao longo de sua história, metodologias de conhecimento, ainda que, durante muito tempo, esta terminologia fosse ignorada. Ou seja, o método empregado pelos primeiros homens para as pequenas descobertas, empreendido nas atividades diárias e sem embasamento teórico evidente, é equivalente ao método aplicado pelos indivíduos do século XXI, conhecido como Século do Conhecimento, ou a sociedade global do conhecimento. Claro está que a metodologia empregada pelos cientistas das mais diversas áreas, no presente século, é provida de maior teorização e é explicita. Assim, o homem contemporâneo exercita seu conhecimento através de um método proclamado. É inadmissível uma forma de conhecimento que não esteja sob determinada perspectiva, que não seja específica.
O desenvolvimento do conhecimento e suas formas de apreensão pressupõe uma estruturação gradual, através da qual as gerações foram empregando novas perspectivas históricas, sociais, políticas e de construção do próprio conhecimento. Um dos maiores teóricos do método de conhecimento que articula nossa pesquisa de conhecimento no século XXI é Francis Bacon. A proposta metodológica de Bacon diz respeito ao modo de se conhecer e sua aplicabilidade. Para ele, ao ser aplicável existe a descoberta cientifica. Entretanto, ao não ser aplicada, existe apenas o cultivo da ciência, que possui a contemplação como movimento principal.
Desta maneira, Bacon propõe que o conhecimento é desenvolvido através da observação dos fatos, e defende que não é possível se conhecer mais acerca de determinado assunto se não for aplicado um método distinto dos já empregados, possibilitando uma perspectiva e um aparato teórico distinto para a pesquisa de algo ainda não bem conhecido. Ao afirmar que o conhecimento avança do simples para o complexo, propõe um método novo e aponta as falhas do conhecimento empregado até então. Aponta ídolos que não permitem o avanço do conhecimento humano e tenta demonstrar os caminhos pelos quais podemos evita-los.
O método proposto por Bacon, portanto, não parece tão distinto do método empregado hodiernamente. A cultura ocidental de conhecimento, talvez principalmente acadêmico, foi amplamente influenciada pelo autor, e ainda é, mas é indispensável que tenhamos em mente que o processo de desenvolvimento desta verdadeira ciência da pesquisa do conhecimento é, também, composto de processos posteriores ao autor.

Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe.
  

Artur Marchioni- Aluno do XXXI turma de Direito Unesp, 1º ano, período diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário