Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 13 de outubro de 2012

A BUROCRACIA DE WEBER



A burocratização nada mais é do que a profissionalização das funções do Estado. Weber afirma que essa burocratização não é efetuada pelo próprio Estado, mas por uma instituição externa a ele. Podemos identificar a burocracia em diversos atos de nossa vida desde o princípio, com a certidão de nascimento, passando pelos atos da vida civil como os contratos, casamento, testamento e por fim com a morte, certidão de óbito.
   Muitas vezes, relacionamos a burocracia à demora e a etapas desnecessárias, que só retardam os resultados. No entanto, convém lembrar que a burocratização é uma garantia de direitos. Em um Estado autoritário ou totalitário não há necessidade alguma da existência da burocracia, pelo contrário, os atos que agradam o governante devem produzir seus resultados rapidamente, de forma que a sua vontade seja respeitada. A democracia, requer uma técnica, portanto, necessita-se de várias passagens por órgãos distintos para se verificar seus verdadeiros objetivos, é uma análise racional.
   Percebe-se, portanto, que a burocracia é essencial em um Estado democrático. O retardamento dos processos é um ônus pequeno perto da imparcialidade e transparência que se busca garantir pela sua aplicação. Medidas que tentem melhorar o andamento do processo são bem vindas, mas seu encurtamento seria uma afronta ao sistema democrático de um país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário