Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

When you look at the world


Para a banda irlnadesa U2, “When you look at the world, what is it that you see ?” 
Eu vejo um mundo que é marcado, ainda hoje, pela solidariedade mecânica. Quando observamos opiniões de diferentes pessoas convergindo para apenas um lugar, isto pode ser um indicio de tal solidariedade. Durkheim nos diz que a solidariedade mecânica é a “consciência coletiva”, aquilo que está impregnado em todos, mesmo sem que estes a tenham adquirido.

Com isso, é possível explicar uma parte das opiniões radicais a respeito de um crime ou algo do gênero. Nós tendemos a crucificar aquele que comete deslizes criminais baseados na consciência coletiva. Isso ainda impregna o direito. Por meio dos juris populares, pessoas que teoricamente teriam um discernimento maior dentre os populares julgam o criminoso. Quando o crime tem repercussão nacional e causa indignação, a condenação do acusado é certa e o questionário respondido pelos jurados dará a pena máxima.

“I can’t see what you see when i look at the world.” Seria o ideal. Cada um de nós vemos algo diferente, sem nos deixar levar pela multidão, tecendo nossas próprias opiniões, minimizando ao máximo a solidariedade orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário