Silvio de Almeida menciona em seu livro como o espírito positivista surgido no século XIX transformou as indagações sobre as diferenças humanas em indagações científicas. O que serviu para propagar ideias preconceituosas — ou mais precisamente — racistas, como é visto no livro. O racismo científico, que se fundamenta na tentativa de justificar desigualdades raciais por meio de supostos argumentos biológicos ou pseudocientíficos, pode ser analisado à luz do conceito de autoridade proposto por Max Weber. Para Weber, a autoridade legítima se manifesta em três formas principais: tradicional, carismática e racional-legal. Cada uma dessas formas pode ajudar a compreender como o racismo científico foi sustentado e propagado historicamente.
A autoridade
tradicional, baseada na continuidade de costumes e práticas sociais, contribuiu
para a naturalização de hierarquias raciais. Ao longo dos séculos, crenças
enraizadas sobre a superioridade racial foram legitimadas por meio da tradição,
tornando o racismo científico uma ferramenta para reforçar sistemas de
dominação pré-existentes.
A autoridade
carismática, por outro lado, remete a figuras influentes que, por meio de seu
carisma, promovem determinadas ideologias. Muitos cientistas e intelectuais do
passado exerceram essa forma de autoridade ao defender teorias racistas,
utilizando seu prestígio para validar ideias infundadas. Suas opiniões eram
aceitas sem contestação, reforçando preconceitos e políticas discriminatórias.
Por fim, a
autoridade racional-legal — que se baseia em regras e normas instituídas — permitiu
que o racismo científico se consolidasse no âmbito jurídico e acadêmico. Leis
segregacionistas e políticas de eugenia foram frequentemente justificadas por
discursos científicos que buscavam conferir uma aparência de legitimidade à
discriminação racial. Assim, a ciência, que deveria servir ao avanço do
conhecimento e ao bem-estar social, foi instrumentalizada para perpetuar
desigualdades.
Conclui-se,
portanto, que ao analisar o racismo científico sob a ótica da teoria de Weber,
percebe-se como diferentes formas de autoridade foram mobilizadas para
sustentar estruturas racistas ao longo do tempo. O combate a essas ideias exige
uma abordagem crítica, pautada na revisão histórica e na promoção de um
conhecimento científico verdadeiramente comprometido com a equidade e a justiça
social.
Lorraine de
Oliveira Maciel – 1º ano – Direito – Matutino
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