O
positivismo é uma corrente filosófica que emergiu no século XIX, e tem como principal
expoente o filósofo francês Auguste Comte. Essa filosofia ergue toda a sua teoria
na ideia de que tudo o que conhecemos e desconhecemos está submetido a leis
naturais, invariáveis e imutáveis. Para Comte, a concepção de história
baseia-se na tese de que o desenvolvimento e a evolução humana (individual e
coletiva) pautam-se na lei fundamental dos três estágios: o teológico, o
metafísico e o positivo. Esse último sendo o mais alto patamar que os
indivíduos e a sociedade podem alcançar.
Nesse
aspecto, o filósofo tem uma percepção linear e pré-determinada da história, a
qual se desenrola em fases imóveis e imutáveis e por isso, não cabe ao homem o
papel de construí-la. O mesmo se aplica à ciência, para o positivismo, já está
definido previamente o que é possível conhecer, qual o método para se conhecer e a natureza do que se pretende
conhecer. No entanto, ao se concentrar exclusivamente em fatos observáveis e na
neutralidade científica, o movimento positivista reflete e perpetua a ideologia
da classe dominante, desligando-se das relações antagônicas de poder das sociedades.
Desse modo,
ele acaba por legitimar as instituições e essas relações de poder, ao invés de
questioná-las ou desafiá-las. Assim, conduz os indivíduos à alienação
resultante do sistema capitalista e mantém a massa trabalhadora estagnada em
uma organização opressora, sem aspirações revolucionárias e sem uma compreensão
crítica das estruturas sociais. Dessa forma, pensamentos conservadores com viés
positivista estão cada vez mais presentes no corpo social – tendo como base pretensões
absurdas e verdades “imutáveis” sem qualquer embasamento científico, que acabam
prejudicando o coletivo.
Em suma, embora
essa corrente possa ter contribuído para o avanço da ciência e da metodologia
científica de muitas formas em seu contexto histórico, se levada de maneira
acrítica, a complexidade da realidade e as injustiças sociais serão reduzidas a
aspectos quantificáveis e observáveis, perpetuando atitudes antidemocráticas, estabilizando
as estruturas e marginalizando ainda mais os menos favorecidos.
Maria Laura Alves Nicolussi
Direito Matutino
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