Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de março de 2023

  A influência do direito para a criação de uma perspectiva sociológica 

Uma das interpretações sobre o que é a ciência do direito é que ela é um campo de estudo que nos ajuda a entender e interpretar as leis e normas que regem nossa sociedade. No entanto, se utilizada da maneira correta, ela pode nos ajudar a criar uma nova perspectiva e enxergar o mundo de uma maneira mais profunda, com a ajuda e interpretação dos conhecimentos importados do estudo do direito. 


Segundo o autor Charles Wright Mills, a imaginação sociológica é a capacidade de entender as relações entre a nossa vida pessoal e o contexto histórico em que nos encontramos, o que influencia consideravelmente as estruturas sociais mais amplas e importantes, que têm o poder de ditar padrões seguidos por toda a sociedade. Utilitariamente, é a habilidade de ver a conexão entre nossa história e vidas pessoais e as estruturas políticas, econômicas e culturais que moldam nossa sociedade, como, por exemplo, compreender o porquê da formação do movimento Hippie durante a guerra do Vietnã. A ciência do direito se prova útil no desenvolvimento da imaginação sociológica, pois ela ajuda a entender como as leis e normas determinam o padrão de vida das pessoas e como elas podem ser modificadas para tornar a sociedade mais justa e igualitária.


Também podemos utilizar a tese de Francis Bacon neste exercício de observação, que, por sua vez, defendia que o conhecimento deve ser baseado na observação empírica e na experimentação, utilizando como intermédiario a razão para interpretar os dados coletados. Interpretação especialmente importante no campo do direito, onde juristas tomam decisões que devem ser baseadas principalmente em fatos e evidências. Outra teoria que pode ser aplicada é a teoria contratualista de Jean Jacques Rousseau, que afirmava que a sociedade é criada pelo acordo entre indivíduos livres e iguais, porém ele também apontava que essa igualdade pode ser comprometida pela desigualdade econômica e social. Conhecendo o direito e suas implicações no meio social, também compreendemos as desigualdades existentes na sociedade e podemos criar leis e normas que as combatam. 


Resumidamente, ao aliarmos a ciência do direito com o conceito de imaginação sociológica, afiamos nossa compreensão dos arredores, do meio jurídico e da influência direta do contexto histórico em que vivemos para afastarmos nossa visão de mundo de uma perspectiva rasa e superficial, possibilitando uma análise mais precisa do mundo externo, observando como isso influencia em nosso dia a dia e como alterar este cenário de maneira a diminuir as injustiças sofridas pelas classes sociais. 


Afonso da Silva Ferreira - 1º ano de Direito - Matutino

RA: 231223242

Nenhum comentário:

Postar um comentário