Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 23 de setembro de 2017

Eu, ciência social

Eu, ciência social, não peço que meu pesquisador se dispa de seus valores enquanto trabalha, afinal, sou inerentemente valorativa. Sei que a objetividade é um princípio almejado, mas para isso só é preciso que meu conhecimento seja válido universalmente para determinados fins.

Quanto ao meu objeto de estudo, tenho uma preocupação especial na análise das individualidades e singularidades. Imerso nesse campo de conflitos, que particularmente chamo de universo humano, solicito ao cientista de minha área a busca de apenas uma causa para um dado fenômeno social e não das causas, pois lembre-se que a realidade é infinita meu caro. 

Como forma de garantir as singularidades dos acontecimentos, não formule leis gerais, não negue a complexidade da realidade. Ao dizer que todos são iguais perante a lei, uma bela forma de racionalização formal, excluem-se as condições palpáveis de vida. Para que entenda melhor meu ponto, trago aqui um exemplo: as cotas para a universidade extrapolam a forma. A forma na vida real é o acesso universal, porém tal acesso esbarrava em aspectos materiais que o impossibilitava. 

Eis que chega o momento de falar sobre os tipos ideais, tidos como procedimentos metodológicos que agregam qualificação científica à minha ciência. Por favor, não os entenda como algo que deve ser, eles são abstrações de aspectos da realidade que auxiliam na organização do caos e da complexidade do real.

Sempre haverá um tipo ideal a ser alcançado, como a igualdade social plena isenta da dependência do direito para igualar os desiguais. Tenha em mente aquilo que lhe disse sobre o campo de conflitos - ou universo humano, se preferir - pois o direito, de forma análoga, é instabilidade permanente. Ele sempre estará aquém de uma experiência concreta das relações sociais, apesar de ser visto como forma de racionalização.

Espero que minhas observações tenham sido construtivas para o seu conhecimento e sua pesquisa, pois não delongue mais sua atenção aqui, time is money my dear.

Bárbara Gomes Brandão - 1º ano de direito (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário