Educação,
bandeira amplamente defendida, protegida e em certos casos disputada por
governos, políticos e pela sociedade, ademais, porque não seria? Segundo
Durkheim, a educação tem a função de criar o indivíduo social, portando, tem um
papel primordial na sociedade. Porém, o quanto ela é determinante como coloca
Durkheim?
Quando pensamos em educação, temos a ideia de
escolas e professores, mas, ao analisarmos a sociologia de Durkheim, podemos
chegar à compreensão de que ela não se trata somente de instituições
escolares, como também o convívio familiar e social do indivíduo, que o molda
para a sociedade a qual está inserido. Com isso, ao analisarmos os regimes ditatoriais
e totalitários em que as sociedades humanas passaram, principalmente durante o século
XX, percebemos o quanto a educação foi primordial na manutenção desses regimes.
Na Alemanha nazista, Hitler, quando chegou ao poder,
se apropriou das escolas e dos meios de informação, pregando a ideologia
nazista à todos, o que fez com que - ao passar de anos de
doutrinação - inúmeros cidadãos alemães praticassem atos que eram anteriormente abominados
pela sociedade alemã. O mesmo pode ser reparado no socialismo de Stalin na
antiga União Soviética, e no Brasil da era Vargas e no Regime Militar, onde os
meios de educação e informação foram totalmente controlados pelo estado e pelo regime, e qualquer outro tipo de comportamento social não aprovado era reprimido ou, em muitos casos, eliminado.
Assim, a educação não só é intelectual, mas também moral, tendo papel principal na formação da sociedade, como colocado por
Durkheim. Em razão disso, temos que dar a importância que merece tal tema, pois, dependendo do tipo de educação que o indivíduo recebe de seu meio social, ele poderá tomar decisões e praticar ações que podem prejudicar ou melhorar as relações humanas e sociais.
Augusto Fávero Merloti - 1° Ano Direito/Noturno
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