Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 20 de agosto de 2016

Sobre oposições, evolução e realidade

O socialismo para Marx e Engels era uma ciência e, por isso, eles discordavam fortemente dos antigos pensadores do assunto. Para esses, o socialismo buscava a verdade absoluta. Marx e Engels, então, os consideravam utópicos e subjetivos, pois tratavam de aspectos superficiais, sem analisar o todo, que era necessária para compreender a relação entre todos os elementos e, assim, entender a evolução de história.
Outra crítica realizada por esses dois pensadores era direcionada aos pensamentos hegelianos. Hegel considerava que a evolução da sociedade se dava, na verdade, através de leis históricas. Isso acontecia de forma estática. Para ele, também, a racionalidade era a única capaz de explicar os fatos, pois conseguia analisar o real.
Para Marx e Engels, por sua vez, a evolução social se dava através de leis dinâmicas que estão em constante modificação. Um indivíduo, por exemplo, pode representar algo em um determinado momento, mas passar a representar outra coisa depois de certo tempo. Diferentemente de Hegel, acreditavam que, na verdade, a realidade era capaz de entender o mundo, isto é, a realidade consolidava a racionalidade.
O materialismo dialético, então, proposto por Engels e Marx, consistia na busca da causa, ou seja, não bastava fundamentar-se apenas no fato, mas era necessária a compreensão de seus motivos. Em outras palavras, a síntese era fundamental para se entender um fenômeno. A antítese não era suficiente.
Já a respeito do capitalismo, os pensadores diziam que as ideias e os princípios, diretamente relacionados com a produção material, perdiam autonomia no capitalismo. Caso esse possível de relacionar com a atualidade. A opinião pública, por exemplo, é altamente controlada pelas mídias sociais. Isso acontece devido ao “jogo de interesses” encontrado no capitalismo, em que um tem mais poder que o outro, obtendo maior influência. Assim sendo, a vida material seria expressa na vida real.
Eles também analisaram a mais valia como um problema inerente ao capitalismo. O tempo trabalhado e não pago está muito presente na vida dos trabalhadores até hoje. As forças produtivas permitiam a busca pela racionalidade e o aspecto econômico era sempre primordial em relação ás ideias.

A luta de classe, dessa forma, proporcionou a evolução histórica, mas a evolução social é dinâmica. Deve-se pensar sempre a respeito da síntese – ato em si, o que o originou e no que ele resultou – para se entender os fenômenos do mundo. As ideias então, embora percam autonomia em um sistema capitalista, são derivadas da realidade. A utopia de que o socialismo buscava uma visão superficial das coisas é falsa, assim como o universalismo. Dessa forma, Marx e Engels modificaram a forma de pensar de sua época, indo de encontro com as ideias idealistas de Hegel.   
Mariana Smargiassi - Primeiro ano de Direito (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário