Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 20 de agosto de 2016

Plutocracia, vai passar?


“O governo moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa.” (MARX, K. & ENGELS, F. Manifesto Comunista).

No Brasil, desde o decreto 64.345/1969, mesmo depois de ele ter sido revogado em 1991, a relação entre partidos, governo e empresas tem sido baseada em uma plutocracia sem fim. Tal decreto permitiu que alguns poucos empresários brasileiros disputassem licitações de obras públicas e passassem, também, a trapacear concorrências e elevar o preço dessas obras, corrompendo dirigentes.

Essa corrupção é a origem da crise que o País vive atualmente e demonstra o quanto o governo, bem como os partidos, agem favorecendo da burguesia, pois dependem dela para manter o poder. Esta, por sua vez, financia campanhas eleitorais, partidos e suborna dirigentes para conseguir o que querem: lucro. Assim o é e pode ser demonstrado somente por meio da observação de ações das empresas após alguma decisão política.

E quem se importa com os direitos sociais? Eles não dão lucro suficiente.

Por fim, relembro-me da canção “Vai Passar”, de Chico Buarque de Holanda e Francis Hime, na qual alguns dos versos expressa o seguinte: “Dormia a pátria mãe tão distraída/ sem perceber que era subtraída/ em tenebrosas transações/ Seus filhos/ erravam cegos pelo continente/ levavam pedras feito penitentes/ erguendo estranhas catedrais”.

Nathalia Neves Escher - 1º ano, Direito (Noturno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário