Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Ordem, progresso e Comte

O movimento militar que pôs fim ao Império do Brasil e proclamou a República foi fortemente influenciado pela escola de pensamento positivista. O lema da Bandeira Nacional do Brasil, "Ordem e Progresso", remete ao pensamento do francês Augusto Comte, expoente da filosofia positivista.

Influenciado pelas ideias racionalistas de René Descartes e Francis Bacon, Comte desenvolveu uma interpretação científica da sociedade compatível com a ascendente ordem social burguesa. Teórico da "física social", acreditava que o estudo das relações sociais se dava de maneira semelhante às ciências biológicas e exatas. Os movimentos sociais, portanto, seriam bem estudados a partir da observação de fatores biológicos, sistêmicos e normativos. Seu pensamento falha ao ignorar as variáveis do comportamento humano e a complexidade do processo histórico-social.

Comte distinguia a interpretação da sociedade em dois eixos: a estática social e a dinâmica social. A primeira diz respeito à ordem social, às leis e estruturas que impõe a harmonia às relações humanas. A segunda, aos desvios nessa ordem, isto é, as transformações que os movimentos sociais impõe às estruturas, as mudanças da sociedade que conduzem a humanidade ao progresso.

O precursor do pensamento positivista acompanhou os movimentos revolucionários que correram a Europa no ano de 1848. O pensamento comteano se dedicava ao estabelecimento da ordem - o domínio burguês sobre toda a estrutura social. Sua filosofia de legitimação da dominação social influencia correntes ideológicas, movimentos e estruturas políticas até os dias de hoje.

O positivismo de Comte foi e é a filosofia da supressão das insurgências sociais e da manutenção do status quo.

Guilherme da Costa Aguiar Cortez - 1º semestre de Direito (matutino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário