Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de abril de 2016

"Física" Social?

  Comte é um filósofo positivista, isto é, que acredita no conhecimento científico como único verdadeiro e único capaz de levar a humanidade ao progresso. Em seu "Curso de Filosofia Positiva", ele nos introduz conceitos sobre o verdadeiro modo de se produzir conhecimento, modo este que deve ser usado, inclusive, para entender a sociedade.
  A sociedade, para Comte, deve ser entendida utilizando-se da "física social". A natureza tem suas regras e máximas como a lei da gravidade e a sociedade agiria da mesma forma, sendo assim, seria necessário estudar a sociedade como se estuda as leis da física. Comte busca com isso, se afastar dos pensadores mais antigos, que se utilizavam da metafísica (método primitivo) e trazer a modernidade e o estágio máximo do pensamento.
  Será possível, de fato, entender a sociedade como se entende a gravidade? Comte, que se dizia num estágio mais avançado do pensamento dizia que sim, mas pensadores posteriores à ele discordam. A sociedade não pode ser entendidas a partir de máximas e equações, os seres humanos não são tão simples.
  No filme "O ponto de Mutação", por exemplo, somos introduzidos a uma forma diferente de enxergar a natureza. Diferente da forma como Comte a enxergava. Se é possível entender a própria natureza, que regia o modo de entender a sociedade no positivismo, de novas maneiras, o que dizer da sociedade? A natureza se mostrou mais complexa do que pensávamos e continua a nos surpreender, e o mesmo acontece com a sociedade humana.

Péricles de Freitas Nogueira, 1ºano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário