Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 5 de maio de 2015

Descartes sob uma percepção contemporânea

Ao fazer uma crítica ao método cartesiano, proposta por René Descartes, que afirmava que além do uso único da razão para se chegar à verdade, deve-se fragmentar o todo para melhor conhece-lo, o filme “Ponto de Mutação” retrata exemplos e argumentos sistematizados contra essa teoria. Segundo o filme, não se pode olhar isoladamente para uma problemática, quando ela esta envolvida num contexto econômico, social, politico ou ambiental, pois mesmo que, metaforicamente, concerte-se essa peça, quebrará em um segundo, pois se ignorou o que está conectado a ela.

Um exemplo esclarecedor a ser citado proposto pela física Sonia, protagonista do filme, é o problema da superpopulação no mundo. Este não está relacionado, isoladamente, com o uso de pílulas contraceptivas, mas com questões econômicas e sociais. Assim, nos países subdesenvolvidos, de terceiro mundo, principalmente, milhões de crianças morrem de desnutrição e doenças que já possuem cura, reduzindo a população.

Porém, é discutido, na obra, um grande empasse.  Se tudo esta relacionado, conectado, por onde começar a resolver as conexões? E a resposta dada é que se vive numa crise de percepção. É preciso mudar a maneira de ver o mundo, deixar de analisa-lo sob uma perspectiva cartesiana. Necessita-se de uma ciência de novo tipo, que em vez de analisar os fragmentos, visa olhar o sistema como um todo entendendo que cada um é obra de tudo.


Não obstante, é necessário perceber as possibilidades do amanhã, pois antes de tudo o homem é o único responsável por suas descobertas, suas palavras, suas ações, e os reflexos das mesmas no universo em que está inserido.


Heloisa C. Leonel
1º ano Direito Diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário