Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Estudo da Sociedade


            Buscando entender a sociedade em que vivia, Augusto Comte propõe a formação de uma nova ciência, a Física Social (que mais tarde passou a ser chamada de Sociologia), baseada em uma Filosofia Positiva.  Esta, deseja entender o motivo da intensa agitação social que ocorria na Europa com um intuito reformista de cessar o caos, trazendo a ordem.
            Para desenvolver a Filosofia Positiva, Comte narra o desenvolvimento da inteligência humana, que teria passado por três estágios de conhecimento: o Teológico, o Metafísico e, por ultimo, –aquele que Filosofia ainda teria que alcançar – o Científico. Assim, sociedades consideradas primitivas ou “infantis” estariam no primeiro estágio e sociedades “desenvolvidas” no terceiro.
            Dessa forma, pode-se considerar  a filosofia de Comte como uma influência da Antropologia do século XIX. Já que quando o homem e sua forma de se organizar em sociedade passou a ser objeto de estudo, julgavam importante estudar primeiramente as formas de sociedade consideradas “simples” para depois poder entender as mais “complexas”.  Assim, os povos que serviram como objeto de estudo nesse primeiro momento foram os presentes nas colônias europeias na América e na  África.
            Sendo assim, a Europa utiliza da antropologia (que ao estudar os nativos das colônias os julgou ainda no estágio Teológico e, portando, ou definiu como inferiores ou atrasados) e do positivismo (que defende que ao se manter a ordem governamental, da forma como a Europa fazia, se traria o progresso para a região) para justificar a dominação de outros povos durante a colonização.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário