No dia 29 de Agosto, o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança foi convidado pelo grupo CIVI para palestrar na UNESP Franca sobre a formação histórica brasileira. No entanto, grupos auto-denominados "de esquerda" impediram o acontecimento do evento, expulsando violentamente Dom Orleans do campus. Sendo assim, o evento foi tranferido às pressas para a Faculdade de Direito de Franca, visto que muitos tinham grande interesse em ouvir a "palavra real".
Tal acontecimento gerou discussão entre alunos da UNESP, pois muitos se sentiram lesados, visto que a imagem da faculdade ficou prejudicada. Entretanto, os alunos manifestantes se defendem das acusações, e alegam que defendiam a democracia e o fim da opressão às minorias.
Diante do fato foi possível observar as diferentes imagens captadas do príncipe pelos alunos. Enquanto que para uns o palestrante representava alguém com conhecimentos preciosos sobre a origem cultural brasileira, para outros o mesmo simbolizava a opressão e afronta aos direitos humanos.
Certamente a manifestação cometeu alguns exageros. Contudo, devia-se ter feito previamente uma consulta aos alunos, para assim evitar qualquer movimentação do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário