Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 25 de março de 2011

A marca de Descartes na atualidade

René Descartes foi um dos maiores inauguradores do racionalismo, e não é difícil compreender a sua importância para a ciência e a filosofia: suas obras permitem inúmeras análises e discussões, o que leva os assuntos tratados por ele no "Discurso do Método" a permanecerem atuais até mesmo na nossa caótica sociedade pós-moderna. Descartes procurou propor e descrever um modelo específico para conduzir o pensamento humano na busca da verdade. O segredo para encontrar essa verdade certamente não é ler todos os livros científicos e filosóficos do mundo, pois é possível encontrar fundamentos muito mais verdadeiros nos nossos próprios raciocínios do que no conhecimento tradicional que nos é transmitido por hábito e que nós nem sequer questionamos ou procuramos criticar. Essa falta de reflexão impede que a razão fale mais alto, e dessa maneira surge em nós uma tendência a acreditar cegamente na superioridade da nossa cultura, desprezando e julgando os costumes de outros povos, sem levar em conta o chamado relativismo cultural.

Para evitar esse tipo de engano, além de colocar a razão acima dos sentidos e superstições, devemos utilizar a dúvida como ponto de partida para encontrar verdades sólidas e incontestáveis, tomando como incerto tudo aquilo que não foi provado. É assim que Descartes chega à conclusão "penso, logo existo", fato que comprova a existência do próprio "eu", mas que, por outro lado, pode tornar contraditória sua afirmação de que Deus existe. Entretanto, se somos seres pensantes, quem teria nos dado essa capacidade? Apenas um ser dotado de perfeição poderia ter nos transmitido o que possuímos, e é nisso que o autor se baseia para justificar sua opinião.

Em suma, Descartes foi um inovador no que diz respeito à maneira de pensar da sua época e às questões que levantou, e muito do que ele concluiu se faz útil ao homem contemporâneo, como a ideia de que não se pode compreender tão bem uma coisa como quando nós mesmos a criamos, esforço que nos faz constantemente descobrir novas verdades e, assim, contribuir para o avanço da ciência, chegando muito mais longe do que cada um poderia chegar individualmente. Sem dúvida, ele deixou sua marca na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário