Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de março de 2011

As raízes do rigor racionalista de Descartes

A partir do livro “Discurso sobre o método”, René Descartes revoluciona todos os campos do pensamento da época com o desenvolvimento do método cartesiano. Este método seria um instrumento, que bem manejado levaria o homem à verdade, colocando em dúvida tanto o mundo das coisas sensíveis quanto o das inteligíveis, ou seja, consiste em aceitar apenas aquilo que é irrefutável e consequentemente elimina todo o conhecimento inseguro ou sujeito a controvérsias.

O objetivo de Descartes era de abranger numa perspectiva de conjunto unitário, todos os problemas propostos na investigação científica, sendo que a evidência da própria existência traz uma primeira certeza. A razão seria a única coisa verdadeira da qual se deve partir para alcançar o conhecimento.

Com isso, a ciência, que até então se baseava em qualidades obscuras, a partir do século XVII, torna-se capaz de reduzir o universo a mecanismos mensuráveis, que a geometria pode explicar, eliminando qualquer influência com característica mitológica. Hoje, mesmo que sua visão de mundo apresente sérias limitações, o método que Descartes idealizou, ainda é muito útil na abordagem de problemas intelectuais, possibilitando uma notável clareza de pensamento, o qual proporciona questionamentos sobre a própria origem e visão de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário