A doutrina neoliberal fundamenta a noção do indivíduo como figura central da própria existência, conferindo a este um papel de protagonismo frente à realidade. Ela compõe o pensamento das massas desde as classes menos favorecidas, moldando-as a partir da criação de uma narrativa baseada no indivíduo como "autor da própria vida", o qual deve enxergar a arduidade de sua condição como motivo de respeito próprio, de orgulho, tal como retratado por Sennett em sua obra. Dessa forma, fundamenta-se uma ideologia, ou seja, um "falseamento do real" que se baseia na imposição da ilusão de completo controle e autonomia sobre a própria existência ao indivíduo, que assim torna-se não apenas alienado de seu estado de explorado, como também pacificado por acreditar que o cerne de suas árduas condições de vida não advém das contradições inerentes ao capitalismo e suas estruturas de dominação, mas de si próprio, de seu próprio fracasso.
Um fruto dessa ideologia, por exemplo, é o fortalecimento da cultura do empreendedorismo e do coaching no mundo contemporâneo, a qual se vende como uma forma de ensinar ao indivíduo como alcançar a tão sonhada, conforme define Sennett, "mobilidade social ascendente". Trata-se de uma falácia que imerge o indivíduo em uma ideologia meritocrática baseada na ilusória garantia de sucesso por meio do esforço próprio e em um estado de frustração causado não graças à conclusão de que o sonho da ascensão social independe de seu mérito, mas porque o sujeito pensa não ter feito por merecer. Dessa forma, essa cultura neoliberal - oriunda da ideologia dominante - engloba e influencia os indivíduos desde os menos favorecidos a partir da promessa de melhores condições de vida a aderi-la e fortalecê-la no meio social.
Em suma, é por meio do "falseamento do real", da criação de um concreto-pensado deturpado, que se manifesta o ideário neoliberal, uma ideologia fabricada pelos dominantes para manter e expandir sua dominância social por meio da completa responsabilização do indivíduo menos favorecido por suas próprias condições e da falsa promessa de ascensão social pela adesão a tal.
Murilo Lopes Cardoso da Silva
1º ano de direito (Matutino)
RA: 231222653
Nenhum comentário:
Postar um comentário