O estudo da sociedade deve ser objetiva, devemos nos afastar dos dogmas pessoais, das paixões e das opiniões que carregamos em nosso âmago de modo que isso não influencie em nossa definição. A partir disso, o sociólogo Durkheim determinou o fato social como objeto fundamental para a compreensão do tema, sempre desprovido de conclusões pessoais ou psicológicas, já que a sociedade é o fator principal desta discussão para o autor. Para traçar uma comparação entre o pensamento Freudiano, um dos fundadores da psicanálise, que, para compreender os problemas humanos, fazia um análise inteira do ser, diferentemente de seu contemporâneo, para Durkheim, a sociologia deveria ser tratada como uma coisa, um estudo da sociedade na sua forma mais ampla, descartando tais valores individuais ou internos, e, através da observação externa impessoal como objetivo.
Desta forma, o estudo sociológico independe de opiniões, somente assim seria realmente um estudo científico, porque, ao se livrar das amarras pessoais, e observar de fora a sociedade na qual pertence ou apenas estuda, alvitraria a objetividade ao fato social. Se não observar a sociedade como um todo, suas instituições sociais, o fato social se perde, já que, segundo o autor, tal estudo não depende apenas da soma dos indivíduos, ou de determinados grupos, tendo assim sua observação comprometida e maculada.
As instituições sociais, tidas pelo autor como um organismo vivo, são coercitivas, conversadoras e impositivas, conectadas por um conjunto de regras que Durkheim afirma não ser possível haver violação, evitando assim a anomia social. A violação seria a quebra da ordem, mas as instituições sociais seriam o ponto de inflexão que estabilizaria o comportamento através de regras e preceitos. Um exemplo disso, dá-se a partir da compreensão das religiões nas sociedades, que se sobrepõe ao interesse e a vontade individual para assim criar uma instituição social e partir dela prover punição e condutas, independente de qual período ou região tal sociedade pertenceu.
Então, o fato social determina-se, a partir do estudo da sociologia, no entendimento das leis sociológicas para que, independentemente dos indivíduos, respeitasse a ordem natural e assim, através de métodos científicos, compreendesse as ações sociais como um todo, afastando-se de denominações individuais e subjetivas. Esse seria o ponto inicial para o estudo e partir da observação, reconhecer e compreender a sociedade, suas relações, punições de modo que nota-se um equilíbrio e coesão entre elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário