Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de maio de 2015

Sobre “Ponto de Mutação” e Descartes
         D bras uma verdade absoluta e incontestável. A razão cartesiana tinha como princípio duvidar de todo o conhecimento acumulado anteriormente para que se possa chegar a novas conclusões.
O filme “Ponto de Mutação retrata o diálogo entre três pessoas com diferentes perspectivas  sobre a vida e a sociedade. Um deles é um senador frustrado com a política, o segundo é um professor de literatura e a terceira é uma cientista da físca. Juntos, os três discutem, oferecendo seus dferentes pontos de vista sobre aspectos físicos da Terra, traçando um paralelo com a organização política da sociedade.
A partir do filme, é possível observar uma crítica a Descartes por parte da cientista, que afirma que os políticos enxergam o mundo segundo as teorias de Descartes, afirmando serem ultrapassadas e que o universo possui uma sistemática única e portanto não podemos encarar os problemas do mundo indivdualmente e sim tratá-los como parte de uma conexão global.
O diálogo do filme propõe diversos questionamentos a respeito do mundo que não são respondidos durante o filme, mas que devem ser pensados e analisados sob uma perspectiva da ciência política e da sociologia, de modo a tentar encontrar respostas ou ao menos relacionar esses questionamentos com os dos grandes pensadores da história humana.
Juliana Novaes Bueno de Camargo

1º ano -  Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário