Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Nova Ciência




      Após a doutrina positivista de Comte, era necessário criar uma nova ciência para o estudo da sociedade. Para isso Durkheim precisa de um método para o estudo dela. Cria-se o Fato Social como método. Nunca em nenhuma ciência o objeto de estudo era ao mesmo tempo cientista, agora, de maneira inovadora, o homem era cientista e objeto.
      Comte, que também estuda o Fato Social, tem uma visão metafísica em torno dele: o “progresso” é o sentido de toda história. Ele considera a história com o seu próprio ponto de vista e não com a verdade absoluta. Durkheim inova novamente, pois vê as sociedades e suas estruturas individualmente: elas se desenvolvem e se destroem independente uma das outras.
      Para todo o desenvolvimento do seu raciocínio e da sociologia, Durkheim enxerga o Fato Social como “coisa”. Dessa forma, despreza os sentimentos e as pré-noções e valoriza o intelecto. Observa e estuda a sociedade, e só assim obtém seus conceitos e ideias, porque somente a atividade humana é capaz de desenvolver os fatores sociais. Ao contrário da ideia que se tinha até então, de primeiro criar conceitos e depois aplica-los na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário