Após a doutrina positivista de Comte, era necessário criar uma nova
ciência para o estudo da sociedade. Para isso Durkheim precisa de um método
para o estudo dela. Cria-se o Fato Social como método. Nunca em nenhuma ciência
o objeto de estudo era ao mesmo tempo cientista, agora, de maneira inovadora, o
homem era cientista e objeto.
Comte, que também estuda o Fato Social, tem uma visão metafísica em
torno dele: o “progresso” é o sentido de toda história. Ele considera a
história com o seu próprio ponto de vista e não com a verdade absoluta. Durkheim
inova novamente, pois vê as sociedades e suas estruturas individualmente: elas
se desenvolvem e se destroem independente uma das outras.
Para todo o desenvolvimento do seu raciocínio e da sociologia, Durkheim
enxerga o Fato Social como “coisa”. Dessa forma, despreza os sentimentos e as
pré-noções e valoriza o intelecto. Observa e estuda a sociedade, e só assim
obtém seus conceitos e ideias, porque somente a atividade humana é capaz de
desenvolver os fatores sociais. Ao contrário da ideia que se tinha até então,
de primeiro criar conceitos e depois aplica-los na sociedade.
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