Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 22 de março de 2013

A César o que é de César e ao tempo o que é do tempo


             A cada passo uma conquista, a cada queda um aprendizado e em todas as mentes a mesma pergunta: onde está a verdade? Assim somos nós, ilustres caçadores do saber. Os sábios da Antiguidade com suas filosofias; os povos medievais e suas bases teológicas; os Modernos e seu mecanicismo; o advento do racionalismo e do empirismo, enfim, a cada tempo uma visão e a intenção é sempre a de explicar.
            Claro que cada área de conhecimento/pesquisa possui  um determinado ápice explicativo que melhor elucida seu método de saber, porém, não é correto – aliás, me parece insano – afirmar que uma ciência, por exemplo, exista a priori, de modo que não seja inter-relacionada com o mundo a que se conecta. Necessário se faz entender e respeitar as diversas formas de conhecimento, sabendo que em cada tempo e em cada contexto histórico o saber se manifestou de acordo com os entremeios nos quais se viviam.
            Na contemporaneidade, a pesquisa científica é altamente evoluída. O homem rompeu o obstáculo do invisível e hoje dispomos de recursos extraordinários para estudar as minúsculas partículas formadoras da matéria. Com isso, não são raras as críticas feitas aos pensadores de outras épocas. Os homens leem os filósofos, irrigam seus cérebros, experimentam suas ideias e, na colheita do aprendizado, julgam como insanos àqueles que outrora lhes retiraram a venda que lhes tapavam os olhos.
            Enxerguemos com olhos de alunos o passado, busquemos como mestres o saber do presente e pensemos, em cada atitude, no bem que legaremos ao futuro. Como nos convidou Renato Russo: “Vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as Nações... Vamos celebrar Eros e Thanatos, Perséfone e Hades... Nosso futuro recomeça, venha, que o que vem é perfeição”.

Texto referente ao filme "Ponto de Mutação"
Antônio Rogério Lourencini - 1º ano de Direito - noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário