Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Moldes


O processo de desenvolvimento perlo qual passamos é marcado pelas descobertas da infância, pelos conflitos interiores da juventude e pela indepência adquirida na idade madura.Além disso, frequentemente orgulhamo-nos de sermos únicos, livres e auto-suficientes.

Porém, o Fato Social descrito por Durkheim atua como um alerta de que o comportamento humano nada mais é do que uma determinação coercitiva da vida coletiva. Fica claro, assim, que nossas realizações, por mais individualistas que venhamos a ser, estão voltadas para a adequação ao meio em que estamos alocados.

Dessa forma, resta-nos pouco que seja completa e verdadeiramente individual. O que surpreende na exposição do autor é o caráter atemporal de suas ideias.É inerente à nossa espécie prezar pela manutenção dos agrupamentos sociais: Seja para evitar as sanções do Direito, seja para sua aceitação no meio social, cada indivíduo submete-se às normas e aos costumes presentes na coletividade à qual pertence. Sujeitamo-nos, pois, ainda que inconscientemente, à coerção.

Essa submissão inconsciente pode resultar, de fato, em uma falsa segurança de que a forma como agimos é única e exclusivamente individual, embora seja agora claro e, ouso dizer, verdadeiro, o que Durkheim quis nos trasmitir : moldamo-nos à ótica coletiva.Estamos, portanto, submersos nos Fatos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário