Em sua obra " O Discurso do método", Renê Descartes revela que se dedicou, num primeiro momento de sua vida, ao estudo de diversas áreas do conhecimento, tais como as ciências exatas, a jurisprudência, a medicina, História, fábulas, poesia e línguas de diversas nacionalidades. Essa prática pode ser muito útil às pessoas, na medida em que permite entrar em contato com conhecimentos que podem ser favoráveis e necessários ao homem, cuja vida é marcada por diversos tipos de situação, entre as quais aquelas que exigem um conhecimento específico.
Além disso, esse procedimento também permite o contato com diversas linhas de raciocínio, o que propicia um aprimoramento da capacidade de compreensão e de raciocínio de uma pessoa.
Posteriormente, Descartes passa a viajar por diversas regiões, que apresentavam diferentes culturas. Com isso, ele aprendeu a lidar melhor com a diversidade cultural, passando a julgar sua própria cultura e as demais de maneira mais justa. Essa prática pode ser muito útil às pessoas, que vivem em um mundo onde as diferenças culturais são bastante visíveis.
Em seu método, Descartes rejeita toda informação a respeito da qual é possível supor dúvida, com o intuito de ver se, depois restaria algo que , no ponto de vista do pensador, fosse completamente indubitável. Tal procedimento permite chegar a um conhecimento seguro, livre de informações duvidosas que podem induzir ao erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário