Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 5 de abril de 2023

" Sapies: uma breve história da humanidade "e o positivismo na atualidade.

 Lorena Ramos Panizza Jalkh 

1° ano de Direito noturno 

RA: 231223072

       O livro de autoria do historiador Yuval Noah Hurari, promete contar a história da humanidade até os dias atuais e ainda faz projeções para o futuro da espécie humana. Nesse sentido, o best-seller propõe uma interpretação da humanidade a partir da análise histórica, assim como Augusto Comte remete ao objetivo da sociologia para compreensão da sociedade : " [...] O espírito dessa ciência consiste sobretudo em ver, no estudo aprofundado do passado, a verdadeira explicação do presente e a manifestação geral do futuro" - COMTE, Augusto. Sociologia, 1978, p. 53. Dessa forma, desde a premissa do livro, escrito em 2011, é possível observar ,a partir da visão do autor, resquícios do positivismo na atualidade. 

       Precipuamente, Comte disserta sobre os três estados da história do conhecimento: Primeiramente o estado " teológico" em que o espírito humano está voltado para as crenças (paganismo) como forma de construção do conhecimento, sendo assim o ponto de partida da humanidade para a busca da explicação dos fenômenos ; em seguida há o estado " metafísico" relacionado ao renascimento e trata-se de um período de transição do conhecimento humano; e por fim o estado " positivo" marcado pela observação como maneira de entendimento da realidade e o advento do método científico. Sob essa perspectiva, o israelense também traz a ideia de que a sociedade atual foi formada por estágios de desenvolvimento social ou estágios de " progresso ". 

       Ademais, devido a sua formação acadêmica ser apenas em história, Yuval Noah não tem experiência em arqueologia, e nem formação na área. Segundo Eduardo Carlos Bittar (2001, p.43), " É por isso que a interdisciplinaridade (transdisciplinaridade) tem surgido como recurso que supera os caminhos monológicos da tradição dos estudos positivistas". Dessarte, os argumentos do autor não se baseiam em referências interdisciplinares suficientes para formular as conclusões do livro. 

       Portanto, o livro está atrelado as ideias do século XIX do pai do positivismo e seu grande sucesso reflete como a sociedade atual ainda enxerga, mesmo que de maneira inconsciente, a forma de pensar proposta por Comte em que a ciência tem como objetivo a descoberta de " leis naturais invariáveis " que exercem poder sobre os seres humanos , e que poderiam ditar proposições para o futuro, como eficaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário