Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 24 de maio de 2012


                                                

 
A dialética de Engels e Marx
                              
O Materialismo dialético é uma concepção que defende o ambiente em si, o organismo e os fenômenos físicos tanto regulam os animais e os seres humanos, sua civilização e sua cultura quanto são regulados por eles. Em outras palavras é que a matéria está em uma relação com o psicológico e o social e que se opõe ao idealismo que acredita que o ambiente e a sociedade são fontes divinas.
Essa concepção citada acima criada por dois grandes pensadores do século XIX faz parte do cotidiano de nossa sociedade mesmo tendo sido criada há certo tempo atrás. A dialética não pode ser considerada como um conceito, mas sim deve ser pensada como um mecanismo presente e que regula as sociedades independentemente de seu período histórico.
Para se ter uma ideia de como esta concepção está presente em nossa realidade me proponho a dar alguns exemplos: um deles é a greve de médicos da rede pública de saúde que fizeram essa manifestação como forma de subverter a ordem vigente e conseguindo assim uma nova síntese que é o aumento de salário tão desejado por eles mesmos; e por fim outra realidade próxima de nós é a obtenção dos direitos dos gays que também conseguiram modificar a ordem e através disso conseguir seus objetivos.
Portanto as relações humanas sempre tiveram e sempre terão posições divergentes àquela adotada como vigente, porém através de mecanismos que vão de acordo com a sua realidade efetiva vão tentar modificar a estrutura corrente para assim conseguir uma nova síntese que passará a ser a tese de suas relações.

   Afonso Marinho Catisti de Andrade                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário