Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 11 de junho de 2011

O MANIFESTO

O manifesto comunista expressaria um relato critico e ,em partes, utopico de uma realidade ja capitalista monopolista, a qual , buscava " imperio " do capital. Marx e Engels atraves desta publicação chamavam a massa para uma abertura de caminhos , isto é procuravam desalienar o grande contigente populacional ingênuo.
Mas qual era o conteúdo do Manifesto Comunista? Em suma , o capitalismo sob uma nova perspectiva em que era vislumbrado a produção e o cunsumo desenfreados ,cujo principal valor era a obtenção de lucro. Além disso , foram analisadas as contradições inerentes ao capitalismo, como, por exemplo, a divisão de classe em dominantes e dominados. Essa divisão , chamada de luta de classes , para os dois, era o motor da história. Outros aspectos foram analisados, como , com base no principio da contradição de Hegel, a história como contradição permanente e a incorporação da antítese à tese.
A superação do modo de produção feudal: os chefes de corporaçao foram afastadtos pela classe média manufatureira; a divisão do trabalho entre os vários grupos corporativos desapareceu frente à divisão do trabalho em eminência. Surgia uma nova ordem. Surgia a ordem global do capital.
A produção e a demanda , principalmente, aumentavam, a manufatura já não era sufucuente. O vapor e as máquinas revolucionavam a produção industrial. A manufatura foi tomada pela produção industrial gigantesca. Havia a mercantilização de todas as coisas , inclusive da fé. A livre concorrencia , perante ao discurso , acompanhada por uma constituiçao social e politica adaptada a ela sob controle economico e politico da classe burguesa. Esta mostrava sua causa eficiente por meio da revolução constante dos meios de produção. Isto implicava numa transformação civilizatória. Em uma palavra , a burguesia substituiu a exploração velada por ilusões religiosas e políticas, pela exploração aberta, imprudente , direta e brutal. Para a burguesia era necessário empreender, ou seja , a partir do estável criar o improvável.
Enfim, este Manifesto , serviu de base para diversos outros "manifestos " , serviu de base , mesmo que distorcido para " debates , revoltas , reformas e revoluções".

Nenhum comentário:

Postar um comentário