O Maestro guia
a melodia. Os espectadores se emocionam. O coral encanta. Assim é a vida, o
amor e a profissão do Maestro Bertolazzo, guiando a melodia por toda a Europa,
vez ou outra é convidado para se apresentar na casa de ópera de Nova Iorque. Os
amigos íntimos conhecem sua história, infância sofrida e pobre, abandonado,
ainda com 3 anos, nas ruas de Verona, na Itália, onde acabou tendo que se virar
por um bom tempo. Foi atraído pela Igreja, e lá conseguiu ser letrado por um
padre, que era na verdade um bom amigo, e com ele descobriu a música,
rapidamente demonstrando ter talento e dedicação.
Não foi a
infância difícil que determinou seu caminho, não foi a pobreza e o abandono
atribuídos ao capitalismo que determinou a que classe ele pertencia. Afinal,
ele considera que nunca pertenceu a classe alguma, não crê nesse tipo de
identificação limitada. Pode não ter sido o fato social de Durkheim que definiu
o seu agir e nem os meios de produção que definiu o seu destino, talvez, seja
apenas a sua própria decisão junto à participação daqueles que passaram por sua
vida levando a desenvolver suas próprias ações.
Independentemente
do resultado de nossas ações, não é o exterior, mas sim nosso interior
individual que nos leva a decidir como agir, de acordo com a sociologia
compreensiva de Max Weber. Qualquer outra pessoa, nas mesmas situações que o
maestro e recebendo o mesmo contato com as mesmas pessoas poderia conseguir
resultados diversos em sua vida, o exterior não a determina.
Para Weber, a
sociologia deve estudar a ação social dos indivíduos e seus sentidos. A ação social
divide-se em 4 tipos. A ação racional com relação a um objetivo que é puramente
racional em busca de realizar algum objetivo, como, por exemplo, as ações que
Bertolazzo tomou para se tornar um maestro, que passou a ser seu objetivo após
a descoberta da música. A ação racional com relação a um valor que pode ser
ético, religioso ou político, dentre outros, como o padre que considerando os
valores altruístas de seu ser e de sua fé decidiu ser um tutor para o garoto.
Temos também a ação emotiva que é guiada por sentimentos e paixões, como a decisão
de Bertolazzo de ajudar crianças carentes e abandonadas na esperança de que não
sofram como ele sofreu. Já a ação tradicional é aquela que é guiada por hábitos
e costumes, como a ação tomada diariamente pelo maestro de como organizar sua
apresentação. Cabe ressaltar que os seres humanos, em suas ações, não se
baseiam em um único tipo de ação social, mas em vários.
As sociedades
e os Estados não são nada mais de que os reflexos das ações sociais dos
indivíduos que os compõem. A reciprocidade, resposta e conjunto de ações social
formam as relações sociais. Dessa forma fica impossível determinar e fazer
previsões sobre o que acontecerá no futuro, o que marca a sociologia de Weber,
que vai totalmente contra o determinismo, o dogmatismo do denominador comum e a
aplicação forçada do materialismo histórico, que além de diminuir o indivíduo,
diminuem a importância das outras causas que guiam o comportamento humano. Ou
seja, cada ser é um maestro e age sempre de forma a comandar a melodia de sua
vida, independente do público ou do palco em que se apresenta.
Introdução à Sociologia - Aula 9
1º ano Direito diurno
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