Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A Lei em Favor de Quem?

            Para Hegel, a lei é a chave do Estado moderno e nele reina a liberdade, ele defende que o homem não é escrevo da lei, mas que ela é reflexo de suas vontades. Marx, ao contrário, defende que o Estado moderno de Hegel existe apenas como abstração e que não é possível se pensar no direito sob uma perspectiva neutra.
            Analisando o exposto, podemos analisar o caso Pinheirinhos sob várias concepções, porém destacando uma perspectiva hegeliana e uma marxista. Assumindo a lei como verdade absoluta e o direito como instrumento dela, o resultado do caso, a liminar de reintegração de posse e a desapropriação de várias famílias não estaria fazendo nada além de garantir o direito à propriedade do grupo Selecta, sendo a justificativa utilizada a de que o direito à moradia e o direito à propriedade estão no mesmo nível de hierarquia, sendo assim a propriedade do grupo não poderia ser retirada para que o direito à moradia fosse garantido. Por outro lado, a terra já estava em avaliação há alguns anos para que fosse usada em programas sociais. As famílias ocuparam o local e la permaneceram por anos e, embora fosse questionada a sua ocupação, nenhuma ação de reintegração de posse nenhuma foi realizada. A terra deve cumprir sua função social, principalmente quando não está sendo utilizada para fim algum e estar coberta de dividas.
                 Após o ato violento ser realizado, sem permissão, o terreno permaneceu em desuso e as famílias permaneceram sem moradia. Será que a lei é reflexo da vontade de todos ou de quem interessa?

Isadora Morini Paggioro - 1º ano direito (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário