Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O capitalismo e o espírito da competição.

Ao estudar sobre a cultura presente no capitalismo, Max Weber buscou definir que mais do que um sistema econômico, este também se estruturou como um modo de vida, imprimindo no imaginário social da época do seu surgimento e da sua consolidação toda uma nova gama de moralidade.
Nesse sentido, o protestantismo ascético, é visto pelo sociólogo como um dos principais motores dessa mudança. Isso acontece, dentre outras coisas, porque essa visão teleológica do mundo previa no trabalho livre baseado na racionalização do acumulo de capital como a forma mais correta a se viver. Dessa maneira, a forma – ou a técnica – para extrair riquezas é vista como manifestação da “vocação” de cada indivíduo.
Dentre outras coisas, esse tipo de pensamento acentuou determinados comportamentos antes mascarados nas sociedades ocidentais. Um deles, é o espírito de competição (tão mais presente quanto mais forem escassos os recursos disponibilizados as pessoas). Assim, em lugares onde o espírito do capitalismo esta arraigado a um longo tempo vê-se uma presença marcante desses indicadores ideológicos.

Nos EUA, por exemplo, é comum, desde os primeiros anos de escola, os jovens serem divididos entre “losers” ou “winners” com base em seus desempenhos nos   esportes e nas atividades acadêmicas, de forma que mesmo a formação dum indivíduo é encarada como uma competição. No mais, é conhecido que países de capitalismo avançado são os principais investidores dos esportes, como os próprios Estados Unidos, os tigres asiáticos e a Europa.

Davi Pontes -1º ano do Direito noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário